Artigo da Dra.
Um comparativo entre DIU e MIRENA

O texto que preparei  aqui, é somente um resumo sobre o assunto, para vocês poderem ter apenas uma noção. Todas as informações sobre esses métodos são dadas a cada paciente individualmente durante a consulta, pois dependem da indicação de cada uma, das condições do útero, ovários, saúde em geral, história pregressa de saúde dos diversos aparelhos e do uso de outros métodos contraceptivos anteriormente. Portanto a indicação do uso de DIU, Mirena ou qualquer outro método é feita somente por médico. É claro que isso é uma escolha da própria paciente, mas sob a orientação de um médico, que dirá se está indicado ou não o método por ela escolhido.

DIU significa Dispositivo Intra Uterino. Trata-se de um pequeno aparelho revestido por cobre, um metal com propriedade espermicida, que mata os espermatozóides assim que eles entram em contato com o metal. Porém, por não conter hormônios, a mulher irá ciclar normalmente, ovulando, formando a camada de endométrio que reveste o útero todos os meses, que se descama em forma de menstruação caso não haja a gravidez. Em algumas mulheres usuárias de DIU, as menstruações são um pouco mais volumosas e podem se acompanhar de cólicas com mais frequência. Se esta mulher tem tendência a certos desconfortos com seu próprio ciclo menstrual como TPM, cólicas, fluxo aumentado e que dura mais de 4 ou 5 dias, principalmente se for solteira (ainda sem parceiro fixo pois aumenta o risco de infecções dentro do útero) e ainda não teve filhos, esse método não é o mais indicado para o caso dela.

MIRENA este método é também chamado popularmente de DIU hormonal, mas o nome correto é endoceptivo. Ou seja, um método hormonal que é inserido dentro da camada interna do útero e ali vai liberando quantidades constantes diárias de hormônio (progesterona) no local por 5 anos. Por isso, mínimas quantidades de progesterona atingem a corrente sanguínea o que torna esse método um causador de mínimos efeitos colaterais quando comparado com os outros métodos hormonais como pílulas, adesivos, implantes e injeções.

 

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) nenhum método contraceptivo é 100% eficaz, ou seja, previne totalmente a gravidez. Mirena está entre os melhores índices sendo considerado mais eficaz que a laqueadura tubária e a vasectomia, porém com a vantagem de ser reversível e proporcionar outros benefícios à mulher que irei falar a seguir.

MECANISMO DE AÇÃO
. A progesterona liberada pelo Mirena no útero, inibe o crescimento do endométrio (camada de revestimento interno do útero a qual se tranforma em menstruação toda vez que não houve a gravidez) tornando-a desfavorável à gravidez e resultando em menstruações mais curtas e menos intensas.
. Torna o muco do colo do útero mais espesso, dificultando a passagem dos espermatozóides e assim a fertilização do óvulo.
. Inibe a motilidade dos espermatozóides dentro do útero e nas trompas uterinas.

INDICAÇÕES
Mirena é indicado para mulheres que querem uma contracepção tranquila, segura, altamente eficaz e com mínimos efeitos colaterais. Mas também está indicado para mulheres que:

. Tenham fluxo menstrual intenso que não normalizou com outros tratamentos,

. Sofrem com seu ciclo menstrual, com TPM moderada ou grave, cólicas, anemia decorrente ao fluxo menstrual intenso,

. Portadoras de endometriose (doença em que focos de endométrio crescem em locais atípicos, ou seja, fora da cavidade uterina e que causa fortes dores abdominais).

. Portadoras de miomas (tumores benígnos que incham o útero e podem causar dores e hemorragias culminando em cirurgia para retirada do útero).

. Mulheres que já usaram o DIU de cobre e tiveram infecções repetidas de útero, pois o Mirena não aumenta o risco de infecções já que o muco também protege contra a entrada de micróbios no útero.

. Já fizeram a menopausa e estão repondo somente estrógenos. O Mirena protege o endométrio dessas mulheres da ação estrogênica da reposição hormonal.

 

. Apresentam intolerância ou contra-indicações aos outros métodos contraceptivos ou são grandes "esquecedoras" e não se adaptam a rotina de disciplina de tomar sua pílula, injeção ou colocar seu adesivo corretamente.

OUTRAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Mirena NÃO ENGORDA, pelo fato de que só age localmente no útero e não tem grandes concentrações na corrente sanguínea.
É um dos melhores métodos para o pós-parto e amamentação, pois não passa hormônios no leite materno e não exerce efeitos deletérios sobre o crescimento ou desenvolvimento da criança. Não afeta a quantidade e nem a qualidade do leite materno.
Não é qualquer mulher que pode usar Mirena ou DIU. Isso será bem avaliado por um ginecologista.

Tanto o Mirena quanto o DIU, são colocados no próprio consultório médico de preferência no terceiro dia da menstruação. A inserção é um pouco dolorosa, mas é rápida. Seu médico irá pedir pra você tomar um analgésico em casa e dará outro uns 15 minutos antes do procedimento para que você não sinta tanta dor. Há diferenças de pessoa pra pessoa com relação à dor. Umas são mais tolerantes que as outras. Pelo que tenho visto, as pacientes referem um grau de dor de leve a moderada. O mais importante é ficar tranquila, pois o medo do procedimento só faz sentir mais dor do que realmente poderá sentir.

São necessários um ultrassom e um preventivo recentes para a inserção. O ultrassom avaliará o trajeto que o Mirena ou o DIU irão percorrer dentro do útero, localizar lesões, miomas, medir o tamanho do útero e o preventivo avaliará se não há nenhuma infecção que possa ser levada junto para a cavidade uterina.

Após a inserção será feito um ultrassom nos primeiros 6 meses e a rotina se repete anualmente com ultrassom e preventivo como em qualquer mulher que use ou não use DIU ou Mirena.

 

O QUE ESPERAR DO SEU MIRENA
O laboratório que fabricou o endoceptivo promete menstruações menos intensas, menos duradoras e menos frequentes. Porém em algumas mulheres ocorre uma inatividade tão intensa do endométrio, que passam a não mais menstruar ou isso acontecer muito esporadicamente. É importante esclarecer que isso não causa NENHUM MAL ao organismo da mulher, já que não se formou endométrio não há o que menstruar. O útero está em "repouso" e só voltará a ciclar novamente quando for retirando o endoceptivo. Esse repouso é que faz que regridam os miomas e os focos de endometriose.

É preciso também falar que algumas mulheres sangram muito irregularmente principalmente nos primeiros 6 meses. Esse sangramento é do tipo escuro, escasso, que sai aos poucos, dura alguns dias, para e volta novamente. Há alguns procedimentos que fazemos para que isso cesse o mais breve possível. Mas caso isso aconteça, você será avaliada (para ver qual é a causa desse sangramento irregular) e medicada pelo seu médico para que seu organismo se adapte o mais rápido possível ao seu método. Seu médico irá chamá-la para te examinar e te orientar toda vez que ele sentir necessidade dependendo de como for seu sangramento e sintomas acompanhantes como dores ou odores.
Se a mulher tiver tendência a ter acne (espinhas) o Mirena não impede essa tendência. Nesse caso é melhor optar por outro método que melhore a pele.
Ele não protege contra nenhuma doença sexualmente transmissível. Só a camisinha faz isso, e olhe lá!
O parceiro não sente que você tem Mirena ou DIU,  pois os fios ficam em torno de 2 cm do colo. Pode acontecer, dependendo da posição do útero ou da posição durante a relação sexual, do parceiro sentir algo. Nesse caso seu ginecologista irá cortar um pouco o comprimento do fio.
Se você se arrepender, não gostar do seu Mirena, ou quiser engravidar, poderá retirá-lo a qualquer momento e voltará a ciclar normalmente em 1 ou 2 meses já ovulando e podendo engravidar a partir daí.

É muito raro o Mirena migrar do local, mas desde que ele esteja em contato com o endométrio, ele terá seu efeito de liberar o hormônio neste e ser seguro contra a gravidez. Já o DIU, não pode migrar, pois seu efeito esperado só ocorre quando o mesmo está inserido corretamente no útero.
O Mirena já está no Brasil há mais de 10 anos, mas já foi aprovado para uso na Europa desde o início da década de 90. Portanto, já existe uma vasta experiência com esse método, o que o torna mais seguro para a mulher que decide colocá-lo nos dias atuais.

Você pode fazer perguntas sobre esse assunto na sessão de dúvidas.


Comentários
Nome:
E-mail:
Cidade:
Comentário:

Comentários
KEILA VIRGÍNIA DE SANTANA SANTOS de Recife , 05/03/2012 disse:
Bom dia! Gostaria de saber se existe possibilidade de fecundação do óvulo com o uso do mirena? Grata
Amelia de Brasilia , 05/03/2012 disse:
Boa Noite! Hoje faz 28 dias que a minha médica implantou o mirena. Tenho endometriose profunda, optei a usar o Diu, sofria muito com dores insuportavéis.Hoje faz 28 dias, não senti colicas mas em compensação sinto muitas dores de cabeça.
Dra Laura de Foz do Iguaçu , 05/03/2012 disse:
Olá Keila, como não existe nenhum método contraceptivo 100% eficaz, o Mirena está colocado em primeiro lugar, como método mais seguro com a chance de gravidez de 0,1%. A laqueadura, por exemplo, tem a chance de 0,5%, a vasectomia de 0,2% e as pílulas anticoncepcionais de até 0,8%.
Dra Laura de Foz do Iguaçu , 05/03/2012 disse:
Olá Amélia, você e sua médica fizeram uma ótima escolha. Imagine que o Mirena dura 5 anos e seu organismo está há só 28 dias se adaptando. Suas dores de cabeça tem grande chance de sumirem nos primeiros meses. Caso isso não ocorra, há tratamento para o seu caso. Grande abraço.
Luana de são José dos Campos , 10/04/2012 disse:
Olá Dra Laura, gostaria de saber se é possivel o uso do Mirena antes da primeira gravidez, e se pode haver alguma complicação quando eu decidir engravidar. obrigada pela sua atenção. Luana
Gabriela Coppola de Campinas , 10/04/2012 disse:
Apesar de ter conversado muito com a minha médica, sempre dá aquela dúvida e, claro, a gente corre para a Internet, mas nem sempre é fácil encontrar boas referências. Adorei o seu texto. Muito claro e bem feito. Parabéns e muito obrigada!!!
Dra Laura de Foz do Iguaçu , 10/04/2012 disse:
Oi Luana. Não há nenhum problema em colocar o Mirena antes da primeira gravidez e quando você decidir engravidar não haverá nenhuma complicação pelo fato de já ter usado. No ciclo seguinte à retirada do Mirena, você já poderá ovular e consequentemente engravidar. Abraço grande o obrigada por ter escrito.
Dra Laura , 29/09/2012 disse:
Ticiane, a retirada do mirena é tranquila e a dor é pequena e bem tolerada. Nos estudos pós-retirada descobriram que os ovários já podem ovular no ciclo seguinte. Portanto não haverá nenhum problema pra engravidar por causa de ter usado Mirena. Abraços.
Dra Laura , 29/09/2012 disse:
Vanessa, pra quem tem problema de pressão alta o Mirena é o método mais seguro. Eu indico bastante. Abraço.
WANDERLENE de CAMPINAS , 09/05/2012 disse:
POSSO TER RELAÇÃO SEXUAL QUANTO TEMPO APÓS A COLOCAÇÃO DO DIU MIRENA .... OBRIGADA
GABRIELLA de FORTALEZA , 29/09/2012 disse:
Dra. Laura, vou colocar o mirena antes da 1º gravidez, seu site ajudou muito na minha decisão! Grande abraço!
Dra Laura de Foz do Iguaçu , 09/05/2012 disse:
ESTOU REALMENTE MUITO AGRADECIDA A TODAS VOCÊS PELO GRANDE NÚMERO DE VISITAS A TODO O MEU SITE E PRINCIPALMENTE A ESSE ARTIGO. Aqui nos comentários só responderei dúvidas que não precisem de consulta médica. Dúvidas gerais,sobre o método e não problemas pessoais. FAÇO O PEDIDO QUE ENTENDAM QUE NÃO POSSO CONSULTAR PELA INTERNET, DAR MINHA OPINIÃO SOBRE SINTOMAS QUE ESTEJAM TENDO E QUALQUER OUTRO PROBLEMA DE SAÚDE. ISSO SÓ PODE SER RESOLVIDO NO CONSULTÓRIO DE UM MÉDICO. NENHUM MÉDICO PODE CONSULTAR PELA INTERNET. É ILEGAL, PROIBIDO E PERIGOSO. Abraços à todas. :-)
Dra Laura de Foz do Iguaçu , 23/07/2012 disse:
WANDERLENE, eu oriento a voltar a ter relações sexuais uma semana após a inserção. Abraço.
cristiane elias de sao paulo , 24/06/2012 disse:
fiz uma miomectomia, e retirei um mioma de 13 cm de diâmetro, o meu médico Dr.Gabriel colocou o Diu mirena para meu útero voltar ao tamanho normal para eu engravidar pela segunada vez, e deu certo, usei 18 meses e tirei em março, e engravidei em abril, hoje tenho uma filha de 4 meses e preciso recolocar o Mirena, pois meu útero é grande, tenho hipermioplasia, o Diu é exelente, pois vou colocar pela 2ª vez.
Gilney Mylius de Venâncio Aires-RS , 23/07/2012 disse:
Parabéns! Muito elucidativo e esclarecedor. Um resumo excelente das principais dúvidas deste método.
Valéria Barbosa de Niterói , 12/01/2013 disse:
POr favor, gostaria de saber se posso trocar o DIU, que uso há 7 anos, pelo MIRENA num mesmo procedimento, ou seja retirar um e já colocar o outro, pois o DIU aumentou significativamente o fluxo e dias de menstruação. Muito Obrigada!
Tânia Núbia de Maringá , 11/02/2013 disse:
Após colocar o mirena , após quantos dias pode ter relação sexual?
Neuza de patrocinio , 11/02/2013 disse:
Eu coloquei o mirena ontem dia 19/10/2012 estou me sentindo otima ainda bem que existe esse metodo eficas pois so assim nos faz sentir mais segura eu uso e recomendo ate agora não tive arrependimentos
Dra Laura de Foz do Iguaçu , 11/02/2013 disse:
Meninas, excelente o comentário da Ana Carla. Todas deveriam seguir o exemplo, pois ela leu o texto, se informou sobre o assunto mas está indo ao médico dela pra ver se ela tem indicação e tirar todas as dúvidas sobre o organismo dela. RECEBO MUUUUUITAS PERGUNTAS PESSOAIS TODOS OD DIAS NESSE TÓPICO E DELETO TODAS. CONSULTAR PELA INTERNET ALÉM DE PERIGOSO É PROIBIDO!!! Fico bem feliz com o contato, mas infelizmente não posso responder a todas as mulheres que contam suas histórias e sintomas pra eu tratar. NADA SUBSTITUI A CONSULTA FRENTE A FRENTE COM SEU MÉDICO,
Ticiane Aragão de Fortaleza/Ceará , 23/07/2012 disse:
Boa noite, Dra. Uso o Mirena à mais de três anos e não menstruo. Estou pensando em tirar até o final do ano pois estou querendo engravidar. Quais os efeitos após a retirada? Tem alguma consequência, tipo dificuldades para engravidar? Grata,
erika coelho , 12/06/2012 disse:
seus artigos sao muito claros,e de uma leitura maravilhosa,eu tbm uso o mirena ha 11 meses,opnei por ele por q sofria muito com menstruacao,ainda nao tenho filhos e tenho 30 anos,porem eu ainda menstruo,e tbm descobri um mioma de 4 cm,nao pretendo retirar ele tao cedo,mesmo pq descobri q ele e um tratamento pra miomas tbm
Carmen Daniela Piriz Souza de SANTANA DO LIVRAMENTO , 12/06/2012 disse:
MEU MEDICO DISSE QUE O DIU PARA MIN SERA BOM PARA NÃO MENTRUAR MAIS POIS MEU FLUXO É MUITO INTENÇO.FIZ LAQUEADURA A UMS 9 MESES E MENTROU MUITO ESTOU PENSANDO SOBRE O QUE FAZER ESTOU EM DUVIDA E COM MEDO DE REAÇÕES DESAGRADAVEIS LI SOBRE O ASSUNTO E ACHEI BEM ENTERESANTE
Ana Carla de Duque de Caxias , 11/02/2013 disse:
Nossa eu já tinha ouvido falar sobre o Mirena mas depois de ler o que a senhora escreveu, fiquei simplesmente apaixonada. Vou conversar com minha ginecologista e verificar se posso usá-lo. Muito bom. um forte abraço e fique com Deus!!
Dra Laura de Foz , 29/09/2012 disse:
Dayane, o Mirena não é caro. Além de ser o método mais seguro e com menos efeitos colaterias, ele custa menos que muitos outros se vc dividir o seu preço por 5 anos (60 meses). Pegue o preço da sua pílula e multiplique por 60. Vc verá que ele é mais barato). Abraço e obrigada por escrever.
dayane de franca , 23/07/2012 disse:
tenho muita vontade de colocar o mirena mas acho ele mto caro e tenho de naõ dar certo e querer tirar depois mas o fato de não menstruar por 5 anos é uma tentação pra pq eu ODEIO mentruar gostaria de falar com mais pessoas q ja usam pra tirar mais duvidas .bjaozao
DANIELLY PEREIRA SANTIAGO de São Paulo , 29/09/2012 disse:
Parabens Dra muito esclarecedor seu site pretendo colocar o Mirena e vc sanou todas as minhas duvidas obrigada forte abraço bom trabalho!
simone de sorocaba , 11/02/2013 disse:
oi DOUTORA GOSTARIA DE SABER SE QUEM TEM PROBLEMAS COM CIRCULAÇÁO QUE JÁ TEVE TROMBOFEBLITE PODERÁ USAR MIRENA.
Durci de uberaba , 23/07/2012 disse:
Bom dia, Drª Laura parabens pelo site muito útil. Eu puz meu dill mirene tem 17 dias. Graças a deus nao sinto nada, nada mesmo. Mais percebi que estou sentindo mais prazer e mais intenso quando tenho relaçoes com meu esposo. Será que tem alguma coisa haver? Estou muito feliz e se for isso , nao vou tirar nunca mais..rsrsrs Abraço, aguardo seu rretorno.
Leila Freitas de Bom Jesus do Itabapoana , 23/07/2012 disse:
Terei restrição de alguma atividade diária após colocar o Mirena?
CONCEIÇÃO OLIVEIRA de Fortaleza-CE , 23/07/2012 disse:
ADOREI O TEXTO. SOU USUÁRIO DO "DIU" A 5 ANOS E ESTOU PENSANDO EM TROCAR PELO MIRENA, MAS TENHO DÚVIDA COM RELAÇÃO A LIBERAÇÃO DE HÓRMONIOS, POIS TENHO 40 ANOS E FICO RECEOSA DOS EFEITOS COLATERAIS! OU SE CONTINUO COM O MESMO!!!
selma de belo horizonte , 11/02/2013 disse:
Boa Tarde Dra Laura gostaria de saber se posso usar o diu,pois tive embolia pulmonar e nao posso usar mas pilula. grata
Deneize Pieroni de Laranjal Paulista , 23/07/2012 disse:
POSSO TER RELAÇÃO SEXUAL QUANTO TEMPO APÓS A COLOCAÇÃO DO DIU MIRENA .... OBRIGADA
Adriana de São Paulo , 11/02/2013 disse:
Bom dia Gostaria de saber se quem ja teve trombose pode usar o Mirena?? Em 2009 tive trombose no pulmão e a causa foi do anticoncepcional que eu tomava na epoca.
Laura Luz de Porto Alegre , 12/01/2013 disse:
parabéns pelo artigo esclarecedor. Nele encontramos todas as informações necessárias. Um grande abraço e bom trabalho! BEIJOS
Juliana Ferdinandi de Apucarana , 29/09/2012 disse:
Olá doutora Laura... Gostaria de colocar o Diu de cobre, mas, tenho um fluxo intenso e soube que pode aumentar o fluxo além de dar cólicas, mas tenho medo de colocar o Mirena e parar de menstruar...o que vc me aconselha??Obrigada..
Vanessa de Salvador , 29/09/2012 disse:
Para quem tem problema de pressão alta existe alguma contra indicação?
Jocelia de São Gabriel do Oeste , 12/01/2013 disse:
VENHO AGRADECER PELO ARTIGO, POIS PERMITIU TIRAR MINHAS DUVIDAS SOBRE O MIRENA. OBRIGADA.
Dra Laura , 29/09/2012 disse:
Renata, basicamente as diferenças entre eles são: o cobre que tem no DIU mata os espermatozóides, mas a mulher contunua ciclando normalmente e com os incômodos inerentes do seu próprio ciclo. O MIRENA libera progesterona no útero da mulher, inibindo o crescimento da camada interna, espessando o muco do colo e impedido a entrada dos espermatozóides. Com isso é o método mais confiável que existe e trata outros problemas do ciclo. Lembre-se que nenhum método é considerado 100% eficaz. O Mirena é o melhor de todos com 0,1% de risco de gravidez. A laqueadura por exemplo tem um risco de 0,5%. Abraço pra vc.
Renata , 29/09/2012 disse:
Dra. Laura gostaria de saber a diferença do DIU e o DIU de Mirema. Eu entendo que o DIU age soltando rémedio para inibir a ação dos espermatozoide, podendo em alguns casos ocorrer a grávidez. E o DIU de Mirema, eu entendo que solta hormônios, evitando a ovulação, por isso a mulher não corre o risco em hipótese alguma de engravidar. Gostaria de saber se estou certa.
MARIA CÉLIA FREITAS de jf-MG , 11/02/2013 disse:
Gostaria de saber,se retirar o Mirena é algo doloroso.
karla de presidente prudente , 11/02/2013 disse:
Boa tarde, meu vascular pediu para q eu pare com o anticoncepcional para poder tratar os vasinhos, gostaria de saber se o Mirena tbem infuêncía na circulação. Obrigada
Dra Laura , 29/09/2012 disse:
PARA TODAS AS "MIL" PERGUNTAS SOBRE O RISCO DE ENGORDAR COM MIRENA RESPONDO: MIRENA NÃO ENGORDA. MIRENA NÃO ENGORDA. MIRENA NÃO ENGORDA. MIRENA NÃO ENGORDA. MIRENA NÃO ENGORDA. Abraços pra todas.
miriã fllores de viamão , 11/02/2013 disse:
Boa tarde!eu gostei muito deste site é um comentario q podemos dizer para muitas pessoas o quanto é interesante...
Patricia Prado de Rio de Janeiro , 11/02/2013 disse:
Boa tarde! Gostaria de saber se quem tem problema de varizes pode usar o mirena?
Dani de Oliveira MG , 11/02/2013 disse:
Bom dia,Dra! Gostaria de saber se é possível a colocação do diu Mirena, quando a mulher já teve uma trombose superficial, e se pode voltar a ocorrer? Desde já obrigada pela atenção.
gleice de BH , 29/09/2012 disse:
OLA DRA.LAURA,TENHO UM BEBE DE 5 MESES E ELE ESTA AMAMENTANDO,O USO DO MIRENA PODE PREJUDICAR O DESENVOLVIMENTO DO MEU BB? QUAIS OS RISCOS P SAUDE DO MEU BB? OBRIGADA
Dra Laura , 29/09/2012 disse:
Gleice, o Mirena não interfere na amamentação, nem na quantidade e nem na qualidade do leite materno. Pode usá-lo tranquilamente. Abraços.
Erik de anhembi , 29/09/2012 disse:
Parabéns por me esclarecer quando ao Mirena, pois minha namorada teve que fazer uso do mesmo pois o contraceptivos, hormonais não faziam o efeito normal esperado, muito obrigado pelas informções claras e objetivas!!
Geovana de Manaus , 11/02/2013 disse:
Primeiramente, parabéns pelo site, Dra. Eu fiquei muito mais segura ao ler a metéria já q vou fazer uso do Mirena em breve. So tenho uma duvida, o Mirena atrapalha a realização de algum tipo de atividade fisica de médio e grande impacto?
Dra Laura de Foz do Iguaçu , 11/02/2013 disse:
Olá Geovana, obrigada pelo carinho. O Mirena não atrapalha a realização de nenhuma atividade física, mas orientamos para começar a fazê-las depois de 7 dias da inserção. Abraço.
Angela Maria Dorta Griz de Curitiba , 12/01/2013 disse:
Bom dia, quero deixar meu depoimento pois estava um certo medo de colocar o Mirena sem anestesia eu coloquei ontem a noite ,foi bem tranquilo como se tivesse fazendo um preventivo, foi mais um incomodo do que dor e depois não senti mais nada, agora é aguardar os resultados que com certesa será bom.
Cristiana de são paulo , 12/01/2013 disse:
Boa noite!Gostaria de saber se quem já fez laqueadura pode colocar o mirena,pois sofro mui- to com tpm grave.Grata.
Raphaela de Vitoria , 11/02/2013 disse:
A mulher que não teve filho ainda pode optar pelo Mirena? grata
Dra Laura de Foz do Iguaçu , 11/02/2013 disse:
Maria Célia, retirar o Mirena é um procedimento extremamente rápido e de pouca cólica. Muito menos cólica do que para inserir. Abraço.
daiane rodrigues santos de vitoria da conquista , 29/09/2012 disse:
eu uso o mirena a um ano e é muito bom... adorei
Camila Rodrigues do Amaral Cavalcante de Santo Andre , 29/09/2012 disse:
Gostei muito do resumo... vou colocar o mirena essa semana ja ate marquei com meu medico... Tomara que eu não sinta muita dor....
simone aparecida da silva pinto de são joão del rei minas gerais , 12/01/2013 disse:
eu uso mirena já um ano e meio, adoreeeeeiiiiiiii acabou tpm, dores estou no céu,que maravilha, não engordei e nem tenho espinhas, tenho um menino de 10 anos, estou com 41 anos e quando eu tiver 45 vou colocar novamente, pois não saberei e tenho certeza que nem vou sentir sintomas de menopausa.
Dra Laura de Foz do Iguaçu , 11/02/2013 disse:
Tania, após colocar Mirena não existe uma regra sobre quantos dias pode voltar a vida sexual. Eu oriento de 3 a 7 dias após, dependendo de cada caso.
Wanessa de João Pessoa , 11/02/2013 disse:
Bom dia!gostaria de saber se o Mirena é abortivo?
Michelli de Paula de austin tx. e.u.a , 29/09/2012 disse:
Simplesmente adorei seu artigo, vou por o Mirena semana q vem....e como moro fora do Brasil ainda tinha algumas duvidas....mas com seu artigo, consegui esclarecer todas.....muito obrigada.
Dra Laura de Foz do Iguaçu , 11/02/2013 disse:
Robslene, o Mirena NÃO tem nenhum desses efeitos colcaterais que vc citou. Abraço.
Robslene Galvao de Tabocas do Brejo Velho , 11/02/2013 disse:
O Mirene tem efeito colateral, como: cancer do utero, avc, cancer de mama?
Larissa Erika de Goiania , 11/02/2013 disse:
Boa tarde! Gostaria de saber se o diu mirena já começa á fazer efeito assim que colocado?
Dra Laura de Foz do Iguaçu , 11/02/2013 disse:
Sim, Larissa. O Mirena começa a fazer efeito assim que colocado, mas orientamos uns 3 a 7 dias sem ter relação após a inserção. Abraço.
claudiane de coronel fabriciano , 12/01/2013 disse:
uso mirena a 7 meses e nao tive nenhum efeito colateral, nao doeu para implantar. nao tive colicas. me sinto como se nao tivesse nada em meu corpo. e nao mestruo mais. otimo nota 10
Dra Laura de Foz do Iguaçu , 11/02/2013 disse:
Wanessa, o Mirena não é abortivo. Abraço.
Graziela Fernandes Donizetti de Igarapé/MG , 12/01/2013 disse:
Olá Dra. Laura! Tudo joia? Parabéns pelo seu texto! Muito esclarecedor e gostoso de ler. Eu já uso o mirena e me informei bem, mas o bom saber nunca é demais, não é mesmo? Obrigada pelas informações. Abraços!
Rosiane de IPATINGA-MG , 12/01/2013 disse:
Excelente esse artigo! Parabéns Dra Laura. Obrigada pelas informacões.Um abraço.
Maria de Ubá , 11/02/2013 disse:
Gostaria de saber se posso usar o Mirena, pois tive trombose pós parto?
Júlia Silva de Belo Horizonte , 23/04/2013 disse:
Parabéns pela iniciativa, pelo conteúdo e pela atenção!!!!
Jac de São Paulo , 12/01/2013 disse:
muito bom este comparativo entre DIU e MIRENA a partir daqui acabo de tomar minha decisão,juntamente com meu gineco. obrigada
Daniela de São Paulo , 11/02/2013 disse:
Tenho excesso de plaquetas no sangue e não posso tomar anticoncepcional. Eu poderia usar o DIU Mirena?
Ester de Sorocaba , 11/02/2013 disse:
Parabéns Dr.Laura. Adorei seu artigo, muito esclarecedor. Estou ainda na dúvida entre colocar ou não Mirena, mais lendo esse artigo, me tirou muitas dúvidas.
Ester. de Sorocaba , 23/04/2013 disse:
Olá.Dr Laura, adorei seu artigo sobre o Mirena, estava com muitas dúvidas a respeito, mais seu artigo me foi muito esclarecedor, pretendo coloca-lo o mais rápido possivel, e espero me dar bem com ele.Um grande abraço. Parabéns
Fernanda de Belo horizonte , 28/01/2013 disse:
Dra Laura parabens, entrei para fazer a leitura do artigo do Diu e acabei olhando tudo, as explicaçoes sao simples os topicos interessantes , MARAVILHOSO. Abraçao.
Dra Laura de Foz do Iguaçu , 11/02/2013 disse:
SIMONE, DANI, PATRÍCIA, KARLA, ADRIANA, SELMA, MARIA, DANIELA e todas as outras que tem dúvida sobre a utilização de Mirena com histórico de alterações de circulação, trombose, tromboflebite, varizes, embolia, excesso de plaquetas (trombocitose), etc. O que orientamos é que após fazer todos os exames necessários, pedimos a liberação do cirurgião vascular e geralmente colocamos o Mirena sim. Ele é seguro na maioria desses casos principalmente qdo antigos. Mas lembro a vcs que cada caso é um caso. Abraços pra todas.
Regina de Sao Paulo , 11/02/2013 disse:
Boa Noite Dra Laura, Vou colocar o MIrena amanhã e confesso que estava com um pouco de medo , pois pesquisando na internet você encontra vários depoimentos que assustam .Mas quando li seu artigo fiquei mais tranqüila , obrigada!
keslen Noiman cabus de Belo Horizonte , 11/02/2013 disse:
Boa tarde! Amei o seu texto, esclareceu muitas dúvidas que eu tinha. Amei sua atenção em responder aos comentários.
fabiana de skien norway , 11/02/2013 disse:
faz 2 dias que coloquei desde que coloquei nao consegui para de pesquiza so agora neste site consegui esclarece minhas duvidas obrigada.bjs
dieini de gravataí rs , 11/02/2013 disse:
obrigado dra. uso diu a 10 anos e está na hora de trocar minha gineco comentou sobre o mirena e achei o seu texto bem esclarecedor acho que vou colocá-lo.
Eliane de ipatingta - Mg , 28/01/2013 disse:
tirou totalmente munhas duvidas e me deixou mais segura em fazer o uso do mirena, minha consulta é hoje com o ginicologista p colocaçao do mirena, um grande abraço....
Flávia Ap Paixão Morais de Betim Mg , 28/01/2013 disse:
Dra. Laura, achei bem esclarecedor o artigo me ajudou bastante nas dúvidas que tinha em relação ao Mirena. Como irei fazer a inserção no próximo mês, foi de suma importância e atendeu as minhas dúvidas. Obrigada, um grande abraço.
Rosane de BRASILIA-DF , 11/02/2013 disse:
Parabéns! site muito util.Esclareceu todas as minhas duvidas.
Dra Laura de Foz do Iguaçu , 11/02/2013 disse:
Sim, Raphaela. A mulher que nunca engravidou, pode usar Mirena sim. Abraço.
ilda de portugal , 12/01/2013 disse:
eu uso o aparelho mirena para entrar na menopausa e na secagem de miomas que tenho sempre pesei 49-kilos e nao engordei nada aconselho a quem tenha miomas
Dra Laura de Foz do Iguaçu , 12/01/2013 disse:
Sim Valéria, vc pode retirar o DIU e colocar o Mirena no mesmo procedimento. Acredito que vc vai gostar muito da troca. Abraço.
Dra Laura de Foz do Iguaçu , 12/01/2013 disse:
Cristiana, o Mirena vai muito além da contracepção. Ela não é bom só pra evitar gravidez, ele é tratamento pra várias outras doenças como TPM, miomas, endometriose, menstruações abundantes e uma boa alternativa pra mulheres que não podem usar estrógenos (histórico de trombose, pressão alta, diabetes, entre outras)Portanto, mesmo com laqueadura, vc vai ter grandes benefícios com o Mirena. Abraço.
Paula de Rio Claro-SP , 16/12/2013 disse:
Boa noite !! Conversei muito com meu médico, e trocamos muitas informações tomamos a decisão de colocar o MIRENA HORMONAL faz 2 dias e não tive nenhuma surpresa desagradável...Estou amando S2
Ana Paula da s. sarto de VARGINHA , 16/12/2013 disse:
Seu texto é muito esclarecedor, adorei,tirei muitas duvidas, obrigada. Minha ginecologista me indicou o mirena mas sou daquelas que depois que saiu do consultório que lembro de outras perguntas que queria fazer rsrsrs,o meu casi é para impedir o crescimento de um mioma e diminuir o fluxo menstrual.
Alcylene Fernandes de MANAUS , 16/12/2013 disse:
Após uma cirurgia para retirada de um adenomioma, minha ginecologista indicou o MIRENA, uma vez que o medicamento oral não surtiu efeito. Agora me preparo para retirar o MIRENA pois completo 5 anos de uso. Pretendo utilizar novamente, já que durante esses anos não tive o incomodo da menstruação, nem quadros de anemia.
Paula de Belo Horizonte , 16/12/2013 disse:
Foi a melhor explicação que encontrei sobre sobre a diferença entre os dois. Muito obrigada Doutora.

As informações contidas neste site têm caráter informativo e educacional. O seu conteúdo jamais deverá ser utilizado para autodiagnóstico, autotratamento e automedicação. Em caso de dúvida, o profissional médico deverá ser consultado, pois somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina.
2011 - Todos os direitos reservados Dra. Laura Lúcia