Artigo da Dra.
O começo da gravidez e seus sintomas

    Na minha gravidez em 2010, consegui unir a teoria à prática e o meu aprendizado como médica obstetra triplicou. Senti na pele cada mudança, cada angustia e também o contentamento único de poder gerar uma vida dentro do próprio ventre.

   Depois de anos estudando obstetrícia, ficar grávida foi uma experiência enriquecedora e que me motivou a escrever o PAPO DE GRÁVIDA, tópico interativo com minhas pacientes na minha comunidade do Orkut. Conversamos sobre todas as mudanças que ocorrem no corpo e na vida de uma mulher desde o dia em que sua menstruação atrasa e a grande notícia chega. 

   Vou transcrever algumas partes sobre o início de gravidez aqui pra esse artigo do site, mas aguardem outros que ainda virão.

   Descrevi ainda os sintomas que eu estava tendo na época, os quais estão em letras itálicas e negrito. Este, portanto, é um tópico escrito como médica e como paciente. Espero que gostem.

 

Os primeiros sintomas
 

   No começo da gravidez os sintomas e as suas intensidades variam muito de grávida pra grávida. Não há necessidade de maiores preocupações, mas todos devem ser relatados ao seu obstetra que irá lhe avaliar e prescrever uma forma de amenizar os mais incômodos.

   Os mais frequentes são os famosos ENJOOS. Eles ocorrem pela grande quantidade de hormônios metabolizados pelo fígado, causando esse mal-estar. Além disso, todo o PALADAR e OLFATO mudam. Coisas que a mulher sempre gostou, passam a ser enjoativas e intoleráveis nessa fase. Surgem as vontades estranhas em algumas grávidas mais que as outras. Isso é normal. Está tudo mudado mesmo, por causa dos hormônios circulando em grande quantidade.
 
   Geralmente as gestantes tem preferência por coisas mais cítricas, azedas, ardidas e geladas. Tomates, laranja, limão, maracujá, gelo, (...) e uma vasta lista de outros itens cabe aqui. 

   Há também o enjoo de fome, quando o estômago está muito vazio, mas basta comer qualquer coisa que o enjoo passa. Pra piorar, é mais difícil escolher o que se quer comer. Isso não é frescura de grávida, não! Enjoada e com o paladar estranho, não é tudo o que dá certo. Quando se descobre algo que dá certo, geralmente a grávida come todo o estoque da geladeira, do mercado ou do restaurante! Não se sintam culpadas por isso. Se comer salmão com limão e goiabada der certo, vai fundo! (Risos).

   No meu caso, estive ótima até 9 semanas. Não senti enjoo nenhum. Mas eles vieram com tudo depois disso. Pra escovar os dentes é um horror. Escovo tampando o nariz e fico nauseando o tempo todo. Tenho trocado de pastas e isso me ajudou um pouco. 
   Fico enjoada quando vejo camarão, que eu sempre adorei. Como uns 2 tomates com limão todos os dias! É o que eu mais gosto além das frutas na salada de frutas que não falta na minha geladeira. Não como sal nenhum, exceto o do preparo normal dos alimentos. Tenho cuidado muito disso e também não como açúcar. Uma ótima dica é usar a sucralose, um adoçante da cana-de-açúcar liberado pra grávidas e crianças. Há muito tempo só uso isso em casa. E o açúcar que uso nas receitas, é o açúcar magro (frutose), aquele que vem das frutas e não da cana-de-açúcar. É mais saudável e adoça 4 vezes mais que o normal, sem ter passado pelos processos de refinamento.

 

    Hábitos como não tomar refrigerantes, consumir frituras e outras coisas gordurosas, diminuir o consumo de sal e açúcares ajudam muito, não só nos seus enjoos como na sua saúde. Nada está proibido. Mas não fique consumindo esses alimentos com frequência. Só de vez em quando e olhe lá. 

   Outra coisa importantíssima é não consumir bebidas alcoólicas. Brinde com champagne a descoberta da gravidez com a família, o casamento da prima e o aniversário do pai com uns golinhos de uma taça e só!  O fígado do bebê é muito imaturo pra processar o álcool não metabolizado que você pode passar pra ele.
    
   Falando um pouquinho sobre o OLFATO, é normal não tolerarmos cheiros fortes, como perfumes, café, cigarro, mesmo que um pouquinho só. Há pacientes minhas que me dizem que estão enjoadas do cheiro do marido!!! (Risos). Coitados.  Mas isso pode acontecer mesmo. E passa... Fiquem tranquilas que passa.

   No meu caso não estou suportando cheiro de perfume nenhum! Logo perfume que eu adoro. O marido está proibido de passar. Se ele passa um pouquinho que for, a casa fica impregnada e eu fico tendo náuseas horrorosas além de DOR DE CABEÇA.
  

   E por falar dela, preciso dizer que ela costuma também aparecer durante toda a gestação, mas principalmente no começo e também se deve a grande quantidade de progesterona circulante. Dor de cabeça, TONTURAS, FALTA DE AR e SONO. MUITO SONO! A PRESSÃO da gestante é um pouco mais BAIXA e começamos a ter até 2 litros a mais de sangue circulando no final da gestação, bombeados pelo mesmo coração, que tem que se adaptar em mandar uma grande quantidade de sangue pra placenta também.
  
   Outro sintoma muito comum e bastante desagradável é a distensão abdominal por EXCESSO DE GASES. A progesterona deixa a musculatura lisa do intestino mais relaxada e isso deixa a barriga mais distendida com gases estomacais e intestinais e as consequentes cólicase eructações. A alimentação errada aumenta ainda mais essa distensão e isso causa muitos desconfortos. Algumas pacientes também podem ter mais PRISÃO DE VENTRE na gravidez do que fora dela.

   A vontade de URINAR FREQUENTEMENTE é outro sintoma muito comum no início (e também no final, pois no meio da gravidez melhora) e a explicação para isso é também pelos hormônios aumentados e pela maior pressão do útero sobre a bexiga.   

   Grande parte das gestantes sente uma CÓLICA parecida com a menstrual logo nas primeiras semanas. Isso é normal também e se deve ao aumento que o útero está sofrendo e à toda vascularização aumentada na região para a formação da futura placenta e feto. Sempre faço uma comparação pras minhas pacientes assim: o útero nessa fase se transforma numa “esponja encharcada” de sangue e isso pesa e dá a sensação de cólica menstrual. Porém, toda dor em baixo ventre deve ser relatada ao seu obstetra que irá lhe orientar corretamente o que fazer em cada uma delas.

 

   Sobre as DORES NAS MAMAS, geralmente antes de menstruar, toda mulher pode sentir graus variáveis de dores nas mamas. Elas podem não aparecer todos os meses e ocorrem pela progesterona do período pré-menstrual. Mas nos primeiros meses de gravidez, elas vem pra valer e as mamas ficam enormes. É raro uma grávida que não as tenha. Ocorrem pela intensa quantidade de progesterona circulante, várias vezes maior que a quantidade circulante no período pré-menstrual. O organismo sabe que dali a 9 meses, as glândulas mamárias precisarão estar prontas pra amamentar e logo nos 3 primeiros meses as mamas hipertrofiam, ou seja, crescem pra poder exercer sua função após o parto. E isso é bem doloroso, desconfortável, não podemos mais dormir de bruço e já começamos a precisar de sutiãs maiores e mais reforçados.  Por volta do quarto ou quinto mês isso melhora e o obstetra irá te ensinar a preparar seu mamilo com alguns exercícios realizados durante o banho até o final da gravidez e também para que a pele da auréola e mamilos se tornem mais resistentes, diminuindo a incidência de fissuras durante a amamentação. Antes, é praticamente impossível fazer os exercícios porque dói muito. Não se deve passar hidratante nos mamilos. E somente em alguns casos se usam cremes preventivos contra fissuras. Seu médico irá de orientar sobre esses cuidados por volta de 16 semanas.

   E a LABILIDADE EMOCIONAL? Gente! O que significa a vontade que sentimos de chorar a todo o momento?

   O meu marido pergunta: "Já deu uma choradinha hoje?" Hahaha... Eu já chorei por causa do vazamento de óleo no golfo do México e os animais cheios de óleo, chorei com as enchentes em Alagoas e Pernambuco, chorei vendo uns bebezinhos prematuros no berçário, choro com criança abandonada, filmes...Sem falar do choro na hora dos ultrassons com o Dr Omar!!!!!!  Isso também é por causa da progesterona jorrando no nosso cérebro e das incertezas da vida nova que começa.


Comentários
Nome:
E-mail:
Cidade:
Comentário:

Comentários
Léslie Garcia de Foz do Iguaçu , 24/03/2012 disse:
Ola Dra Laura, adorei esse artigo, me identifiquei e muito,rsrs.Estou com 22 semanas de gestação e estou amando esse momento. Muito bom poder ler seu artigo, parabéns!! Bjs e obrigada
Camila Schmidt Dias de Foz do Iguaçu , 24/03/2012 disse:
Olá...ótima a matéria Dra, estou na 8º semana mais graças a Deus esta tão tranquilo, sinto muito sono, não vejo a hora de chegar em casa e relaxar rsrsrs...Ainda não tive desejos de comer Jaca (rsrsrs) como muitas gravidas, mais espero que minha gestação seja tranquila e que Deus abençõe meu anjinho(a) que venha com muita saúde. Bjinhos Dra. Querida!!!!
Dra Laura de Foz do Iguaçu , 24/03/2012 disse:
Queridas Léslie e Camila parabéns pras duas e aproveitem muito esse momento divino de gerar um filho que (quase)toda mulher sonha em passar. O site foi feito pra vcs e pelo grande amor que tenho à minha profissão e em dividir o que sei. Bjos em vcs e nos babies.
sandra de anhembi , 11/02/2013 disse:
adorei a materia muito obrigada bjs...estou achando que estou gravida.
Juliana de Itaúna-MG , 11/02/2013 disse:
Muito interssante esse relato, me aliviou e tirou várias dúvidas, principalmente que eu estava chorando muito quando descobri a grtavidez,não sei o motivo e pela primeira vez chorei com o resultado da eleição em minha cidade, o meu candidato a prefeito perdeu.Hoje me sinto melhor.Obrigada pela ajuda.
Gesana B. de São José dos Campos , 23/07/2012 disse:
Gostei bastante das informações... E os comentários também são muito engraçados retratando exatamente o que acontece conosco, as gestantes!!! Obrigada, Dra.
alessandra de juiz de fora , 23/04/2013 disse:
Jesus qto enjoo,dor de cabeça nuca,amei esta materia
edvaldina de candeias-ba , 29/09/2012 disse:
Drº;laura gostei muito do seu comentario amei mesmo é um guia para as gravidas fica com Deus...
Eduardo Freitas de Mamanguape Pb , 12/01/2013 disse:
Parabéns. Tirei todas as minhas duvidas sobre a gestação da minha esposa.
mari maia de campo largo , 06/05/2013 disse:
adorei seu artigo me ajudou entender muitas coisas Obrigado bjs doutora laura
ilma de São Paulo , 11/02/2013 disse:
Gostei muito,gostaria de ler muito mais,pois nesse momento o que mais vem a cabeça são as duvidas!! Parabéns Dra.
VIVIANE de TRES RIOS , 11/02/2013 disse:
nossa muito boa mesmo sua explicaçao otimas e claras obrigada
Francieli de Torres , 11/02/2013 disse:
Olá, gostei de tudo q vc falou. Estou no ínicio da minha gravides e tudo isso q vc falou é muito válido pra mim e tbm pra outras gestantes. Estou com muita vontade d fazer xixi,rsrs e tbm muito sono, além disso os enjoos neh! rsrsrs... Mas estou adorando saber q estou gravida e estou ansiosa, muito ansiosa pra chegada da minha anjinha ou meu anjinho.. Obrigada pelas explicações desse artigo. Bjinhos...
aureaduarteda silva de rio branco mt , 27/02/2013 disse:
parabens Dralaura tenho duas filhas gravida os meus netinhos vai nacer em maio 2013 outro em junho 2013 seu artigo me deixou tranquila aida nao sei si vai ser menino ou menina mas estou feliz
lorena de cachoeiro de itapemirim es , 23/04/2013 disse:
lindo, amei, ñ estou grávida mas estou me preparando...e isso me ajudou mtoooo...Dr. vc está de parabéns, tenho 26 anos, nossa, estou encantada...um abraço e mais uma vez amei este site, e sai daqui bastante esclarecida...bjãoooo
kamilla de rio de janeiro , 11/02/2013 disse:
eu ja dormia ate tarde agora oq mais desejo e dormir, o ênjoo nem fala estou com dois meses e agora ta pior , sou muito chorona devido isso sinto muita dor de cabeça ...
debora de lages , 11/02/2013 disse:
adorei tudo.......
eliane ribeiro da silva de fortaleza-ce , 11/02/2013 disse:
tudo q li agora e verdade,estar de parabens quem escreveu.
jefferson ricardo rodrigues de souza de recife , 28/01/2013 disse:
dra. laura minha esposa se encontra na primeira gestação estamos com bastantes duvidas e gostaria de receber dicas suas para todo o processo, dicas também para as mudanças corporais assim como evitar estrias. agradeço a atenção e adorei sua experiência de gestação (risos) na parte do choro constante.
meyre de limeira sp , 12/01/2013 disse:
ola adorei este artigo estou com 5 semanas e sofro muito com enjoo mas estou muito feliz,meu desejo foi comer arroz com limao é bom...rsrsrs que Deus abençoe todas as futuras mamães ....um abraço
Taísa Rocha de americano do brasil-GO , 12/01/2013 disse:
Otima máteria, gostei muito e, também me ajudou bastante porque estou desconfiada que esteja grávida e os sintomas que a senhora descreveu, sinto alguns deles: Cólica(bem enjoadinha),desconforto nos seios, atraso menstrual e eu acho que estou sentindo enjoo. Mas estou com duvida nesse sintoma porque eu só sinto que vou vomitar, mas nunca vomitei.Será????? bjokas
kassyane de vacaria rs , 12/01/2013 disse:
Obrigada me ajudou muito estou tentando engravidar porem estou tomando acido folíco minha ultima mestruação veio dia 7 de dezenbro pelo ciclo de 28 dias teria que vir hoje dia 3 de janeiro estou com colícas mais não veio estou louca pra ser mãe faz quase um ano q estou tentano vamos aguardar bjsss até mais boa sorte p todas ...
claudia ohana de casa nova , 12/01/2013 disse:
olá DRa amei esse artigo quero muito um bebe e essa sua historia me deixou muito emocionada parabens pra vc.
thais , 12/01/2013 disse:
tambem amei principalmente menina que engravida cedo parabens
LEYD DAYANE , 28/01/2013 disse:
OLA DRA LAURA GOSTEI MUITO DO SEU ARTIGO
leyd dayane de nova iguacu goias , 28/01/2013 disse:
ola dra laura gostei da sua postagem pois descomfio que estou gravida sera pois sinto alguns sintomas que vc referiu bjs
isaias silva de rio preto da eva (am) , 14/05/2013 disse:
adorei
Jessica alves ferreira de goiania , 23/04/2013 disse:
Nossa adoreiii .... fiquei mais tranquila com seu depoimento sobre as colicas ...muito bommm!!!
leticia de guabirotuba , 11/02/2013 disse:
ai realmente e dificil as primeiras semanas!!!
magda de rotterdam , 18/07/2013 disse:
Ola eu adorei este artigo consegui entender muitas coisas bjs e obrigada
Lorrainy rodrigues de goiania-go , 16/12/2013 disse:
ola Dra Laura gostei meuito do seu artigo e me indentifiquei muito com tudo que relatou,mes a mes na gestacao,estou com 16semanas de gestacao e sinto tudo isso,belas dicas vou segui-las bjo ateee...
Elaine Araujo de Araruama , 16/12/2013 disse:
Ola Dra Laura , adorei a sua materia. Estou achando que estou gravida,tenho dormido direto, tenho muita dor de cabeça... Bjãoo Dra
Priscila Assis de Itupeva , 16/12/2013 disse:
olá... muito bom esse artigo, estou de 7 semanas e estou tendo muitos enjoos, só de pensar em comer certas coisas já me dá, e estou tendo muita coceira tmb na barriga e seios, e sono nem se fala não sei como durmo tanto rsrsr.......Mas estou muito feliz e fiz um ultra transvaginal com 4 semanas e havia dois sacos gestacionais, estou na espectativa para o prox, bjo .
thais de penha -sc , 16/12/2013 disse:
olá Dra Laura estou gravida de 9 semanas e essa matéria esclareceu muitas dúvidas que eu tinha,sinto enjoo ao sentir o cheiro das coisas principalmente quando eu estou cozinhando e os seios estavam tipo rachados doloridos doe todos os dias e quase não durmo,acordo varias vezes na madrugada.Parabêns pela sua matéria bjs...
Maysa de Brasilia , 16/12/2013 disse:
Amei o seu artigo Dra. Estou na 6 semana e sentindo ums incomodos abdominais, mais que bom e maravilhosos que e super normal. Um grande beijo
mary de Duque de Caxias , 16/12/2013 disse:
adorei muito seu artigo e quase chorei também Rs.
veronica de recife/pernambuco , 16/12/2013 disse:
Obrigada pelas dias...pensei que ter paladar estranho era coisa de minha cabeça...comer pra saciar a fome e depois sentir enjoo do que comeu é o pior... até a próxima!!!
Vanessa Queiroz de recife , 16/12/2013 disse:
Dr Laura parabens pelo seu trabalho amei.........otima materia ......sucesso em seu trabalho e felicidades..
Renata Rodarte de Boa Esperança/Minas Gerais , 16/12/2013 disse:
Ola Doutora Laura..fiquei muito satisfeita com suas explicacoes...sou mamae de primeira viagem e estou na 7 semana de gestacao...sinto algumas colicas sem graça mais depois de falar com minha medica e ver sua explicacao fiquei mais tranquila...Adorei essa postagem e durante meus 9 meses pretendo visitar muito seu blog...nada melhor que uma G.O para tirar nossas duvidas reais...
tatiane de Barra mansa rj , 16/12/2013 disse:
Gostei muito pois tirei minhas duvida estou tendo enjoo,toda hora urinando e colica,acho que estou gravida não sei ainda mais vou consultar um medico abriigado pela dica amei beijos.
marcela neres de vitoria da conquista , 16/12/2013 disse:
estou desconfiada que estou gravida amei este artigo estou esperando meu positivo bjsss

As informações contidas neste site têm caráter informativo e educacional. O seu conteúdo jamais deverá ser utilizado para autodiagnóstico, autotratamento e automedicação. Em caso de dúvida, o profissional médico deverá ser consultado, pois somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina.
2011 - Todos os direitos reservados Dra. Laura Lúcia