Anel vaginal? O que é?

Nós, mulheres modernas, temos várias opções de contraceptivos a nosso dispor. O que nem sempre temos é a informação correta sobre cada método para que possamos escolher o melhor pro nosso organismo e nosso perfil, com segurança e sob as orientações de nosso ginecologista. 

Um dos métodos pouco utilizados por falta de informação é o ANEL VAGINAL. Vamos falar dele? 
Quero com meu texto abaixo, que foi baseado no material informativo oferecido pelo laboratório Organon/ MSD, esclarecer o que é o anel contraceptivo para que você se sinta segura ao escolhê-lo e principalmente ao utilizá-lo.

1) O que é o anel vaginal? 
O nome comercial do anel vaginal é NuvaRing que consiste num anel flexível, de tamanho único, que se adapta confortavelmente às curvas da vagina de cada mulher e libera de forma contínua baixas doses de hormônios que vão inibir a ovulação e dessa forma a gravidez. É necessário colocá-lo uma vez ao mês e isso é uma grande vantagem frente às pílulas que devem ser tomadas diariamente no mesmo horário. Prático, confortável, fácil de usar, contém baixas doses hormonais e alta eficácia contraceptiva.

2) Como NuvaRing funciona? 
O mecanismo de ação do anel vaginal é exatamente o mesmo da pílula anticoncepcional. Após ser ingerida e absorvida, os hormônios da pílula entram na corrente sanguínea, promovendo a inibição da produção de dois hormônios hipofisários (FSH e LH) que estimulam o funcionamento dos ovários. Quando NuvaRing está inserido na vagina, os hormônios do anel são absorvidos facilmente pela mucosa da parede vaginal, entrando na corrente sanguínea e dessa forma inibindo a produção do FSH e do LH. O anel libera esses hormônios por 3 semanas, sem oscilações hormonais durante as 24h, que são grandes responsáveis por efeitos colaterais.

3) O anel vaginal é eficaz? 
Sim, ele é tão eficaz quanto a pílula se utilizado conforme as instruções e sua chance de gravidez é de 6 em 1000 mulheres por ano.

4) Como se usa NuvaRing?
Para a mulher que está começando a usá-lo, deve-se inserir um anel no fundo da vagina no primeiro dia da menstruação e mantê-lo por 3 semanas. Após retirá-lo, permanecer 1 semana sem o anel, na qual irá menstruar ( e terá proteção contraceptiva do mesmo modo). Após a semana de pausa um novo anel deverá ser inserido permanecendo no esquema de 3 semanas com anel e 1 semana sem anel.

5) Como se insere o anel?
Toda vez que for inserir ou retirar o anel, lavar bem as mãos antes do procedimento. Dobre o NuvaRing como se fosse um 8 com o polegar e o indicador e ele fica mais ou menos do tamanho de um absorvente interno. Introduza-o no fundo da vagina e empurre-o até que você não sinta mais a presença do anel. Se sentir algum desconforto é necessário empurrá-lo um pouco mais. A correta posição dele na vagina não interfere na eficácia do método, assim como ocorre no diafragma que tem que ficar exatamente colocado em volta do colo do útero. Desde que a mulher não esteja mais sentindo a presença do anel e esteja confortável, a parede vaginal irá absorver o hormônio liberado e estará protegida com seu método. Para retirar, introduza o dedo indicador em forma de gancho e lace o anel. Isso é um procedimento extremamente fácil e estudos mostraram que 96 e 98% das usuárias relataram que NuvaRing é fácil de inserir e de retirar respectivamente. A vagina tem em torno de 7cm e o NuvaRing tem 5cm, portanto você deverá introduzir poucos centímetros do seu dedo para encontrá-lo.

6) NuvaRing pode cair?
Após a introdução do anel, a musculatura vaginal, por ser elástica, se fecha e o envolve mantendo-o no lugar. Por isso, NuvaRing não cai facilmente, mesmo com atividades físicas como nadar, correr e pular. Caso isso ocorra, empurre-o novamente no local confortável para você e como ele está em contato com a mucosa vaginal, está sendo absorvido da mesma forma. Nem mesmo durante as relações sexuais ele não se altera. Menos de 3% das usuárias relataram sentir o anel e 17% relataram sentir o anel ocasionalmente. 

7) E o parceiro sente o anel durante a relação?
Num estudo, 90% dos parceiros relataram não fazer objeção à presença do anel e apenas 32% deles relataram ter sentido o anel ocasionalmente durante as relações e a maioria (68%) relatou nunca ter sentido o anel. A ocorrência de remoção do anel pelo pênis é extremamente rara, mas, caso aconteça, o anel deverá ser inserido novamente sem alteração alguma na sua eficácia. Por esse motivo, não há necessidade de retirar o anel durante as relações sexuais.

8) NuvaRing causa corrimento?
Estudos demonstraram que a presença do anel na vagina não causa nenhum efeito específico local. Em algumas mulheres pode ser observado um aumento da secreção vaginal natural, esbranquiçada ou transparente, parecida com "clara de ovo" sem odor ou coceira e isso ocorre pela ação dos hormônios na vagina e não representa infecção ou qualquer outra doença.

9) O que o anel vaginal pode causar?
A absorção contínua e em baixa dosagem de hormônios pela vagina assim como todo contraceptivo poderá causar: baixos índices de dor de cabeça, dores nas mamas, instabilidade emocional, cólica menstrual, acne, náusea, diminuição da libido, dor abdominal, depressão, aumento de peso em uma porcentagem mínima das mulheres estudadas.

10) Como fica a menstruação?
O anel permite um excelente controle do ciclo menstrual e a menstruação virá na semana de pausa e será menos volumosa e dolorosa. Escapes menstruais, caso ocorram são pequenos e por pouco tempo e seu médico irá orientá-la o que fazer.

11) Como devo descartar os anéis?
Recoloque o seu anel no mesmo sachê com lacre reutilizável que ele é fornecido e descarte-o no lixo doméstico. Não há necessidade de jogar o anel no vaso sanitário.

12) O que fazer em caso de esquecimento de inserção ou remoção?
Há 24 a 48h de garantia para casos de esquecimento, mas devemos sempre usar as estatísticas a nosso favor, por isso, descubra uma maneira de lembrá-la 02 vez por mês. Uma boa opção é contar com o serviço Nuvatime que lembra as usuárias o dia de colocar e retirar o seu NuvaRing. Acesse www.nuvaclube.com.br e cadastre-se além de ter muitas outras informações.