Atividade física durante a gravidez: o que pode e o que não pode.

Durante a gravidez, o corpo da mulher sofre muitas modificações em músculos, articulações e ossos. Conforme a barriga vai crescendo, o eixo central e o centro de gravidade também se alteram, o que faz com que a grávida esteja em constante adaptação postural e de equilíbrio, forçando mais alguns grupos musculares. É por isso que a prática de atividade física é importante para uma boa postura e fortalecimento da musculatura e articulações durante toda a gestação, diminuindo lesões e dores tão comuns nessa fase.



*) ORIENTAÇÕES ÀS GESTANTES QUE JÁ PRATICAM ATIVIDADE FÍSICA

É muito importante que essas mulheres que já estão acostumadas a prática de atividade física diária, tenham bom senso. Eu, como médica, peço que peguem leve, diminuam o ritmo nos primeiros 3 meses e peço que não pratiquem nada até o primeiro ultrassom, ou seja, até me certificar que está tudo bem com o embrião e com o saco gestacional. A quantidade de exercício que costuma fazer deve diminuir e a frequência cardíaca deve ficar até 60% da máxima e jamais ultrapassar 1 hora de exercício por dia. Estão proibidas atividades físicas que tenham contato físico ou possibilidade de quedas, trepidações e alto impacto como: basquete, vôlei, ciclismo, lutas, futebol, handebol e similares.

Para calcular a frequência cardíaca máxima faça a seguinte conta:
                                            (220 - sua idade) x 0,65 = sua FC máxima



*) ORIENTAÇÕES ÀS GESTANTES QUE NÃO PRATICAM ATIVIDADE FÍSICA

Os três primeiros meses de gestação são os mais delicados. Não queira começar a fazer tudo o que você não fez até o momento só porque descobriu que o teste de gravidez deu positivo. Pegue leve, começando apenas com uma caminhada tranquila de meia hora por dia e vá adicionando dez minutos por semana. Não estão permitidas atividades físicas com pesos nos primeiros três meses e por toda a gravidez estão proibidos os exercícios com grande impacto, trepidações e risco de queda.
Eu indico atividade física pras minhas pacientes após 16 semanas de gravidez, pois nessa fase os exames já foram todos vistos e as complicações são menos incidentes.
Exercícios musculares beneficiam muito as grávidas porque diminuem as famosas dores nas costas tão comuns e estão indicados a partir dessa fase. As atividades físicas que eu indico são: caminhadas, pilates, hidroginástica, alongamento e ioga, pois são as mais seguras, relaxantes e fortalecem bem certos grupos musculares importantes.

Resumo

O que pode:
. Caminhada
. Hidroginástica
. Alongamento
. Ioga
. Pilates

O que não pode:
. Fazer exercícios abdominais
. Usar pesos nos primeiros 3 meses
. Exercícios com impacto, pulos ou giros
. Esportes com contato físico
. Atividades físicas com trepidações (ciclismo, hipismo, plataforma vibratória...)
. Lutas
. Atividades com risco de quedas