Dicas sobre a mala da maternidade

Aqui vão algumas dicas para as grávidas com mais de 32 semanas, sobre o que colocar na mala da maternidade  para já deixarem tudo pronto com calma e bastante antecedência. Se o seu bebê for apressadinho, pelo menos você terá um stress a menos na hora do parto. Vamos lá?

 

PARA A MALA DA MAMÃE

 

* Absorvente
* Kit de higiene pessoal, com escova de dentes, pasta, sabonete, xampu, condicionador, desodorante,     escova de cabelo, etc.
* Toalha de banho ou roupão
* 2 camisolas ou pijamas dependendo se verão ou inverno. Dê preferência às camisolas e pijamas com abertura frontal, pois isso facilita muito a amamentação.
* Sutiã com abertura pra amamentar e calcinhas um pouco maiores das que usa normalmente. Isso vai ajudar a não incomodar os pontos tanto do parto normal quanto da cesárea.
* Cinta pós-parto pra dar mais estabilidade aos movimentos e menos dores no pós-parto. Não há necessidade dessas cintas serem com bermudas. Apenas que pressionem  bem  todo o abdome.
* Protetores de mamas, pra não ficar vazando na camisola.
* Chinelo
* Máquina fotográfica carregada! Já pensou não poder registrar esse momento tão único?

 

Em casa, tire a aliança, anéis, colares, brincos. Tudo isso você tem que tirar ao internar, então é mais seguro já deixar em casa.
Não esqueça  dos documentos de identidade e comprovante de residência, que pode ser no seu nome, ou no nome do marido ou pai.
Outra dica importante é pedir pras visitas esperarem você  voltar pra casa. No hospital há a necessidade de repouso, tomar soro, o médico examina a vagina, o sangramento, vê as mamas e as enfermeiras também  fazem as mesmas coisas toda hora. Além disso, é normal ter um pouco mais de gases no pós-parto para os quais prescrevemos medicamentos. Com o quarto cheio de visitas a mulher não fica à vontade pra se recuperar como deve. Além de conversar muito se enchendo mais ainda de gases. O bebê também precisa de um ambiente mais tranquilo, sem tanta conversa e gente em cima dele. Portanto no hospital, somente os familiares  mais próximos e só!  Os amigos deverão visitar vocês já em casa e de preferência depois de 1 semana.

 

Vamos falar agora da mala do bebê?  Se seu parto for normal e tudo correr bem, você ficará  24 horas internada. Se for cesárea,  ficará em torno de 48 horas. Vou escrever as quantidades pra pós-cesárea. Mas se você  tiver parto normal, poderá até diminuir as quantidades. E também pense o seguinte: é melhor sobrar do que faltar e alguém ter que ficar buscando mais roupinhas em casa depois.
Aqui vai então minha SUGESTÃO pra vocês: 



PARA A MALA DO BEBÊ



* 5 conjuntinhos de pagão com calça
* 5 pares de meinhas
* 3 macacões de linha ou malha dependendo se verão ou inverno
* 1 roupinha especial pra sair da maternidade
* 1 manta de linha ou lã (cobertorzinho) (verão ou inverno)
* 1 cueiro
* 1 pacote de fraldas RN
* Babitas e/ou fraldas pra amamentar e proteger a roupa
* 1 escova de cabelos
* Cortador de unha pro bebê. Eles nascem com unhas enormes e podem se arranhar.
* Lembrancinhas (se for fazer)
* Enfeite da porta (se for fazer)

 

Vou dar uma outra dica que deu muito certo pra mim quando ganhei meu bebê.
Quando vocês internarem no pré-parto pra ganhar o bebê, as malas não ficarão com vocês. Não vão ficar nem com a roupa do corpo. Vão colocar a camisola do hospital e mais nada. Nada de colares, alianças, brincos, etc.
As únicas coisas que vão ficar são 2 fraldas e a primeira troca de roupinha pro bebê.
Então, já faça um saquinho só com esses ítens já separados pra internação. O resto tudo vai pro quarto.
Pensando nesse saquinho da primeira roupinha, fiz vários outros saquinhos separados dentro da mala do bebê pra facilitar a minha vida lá internada. Fiz um com a roupinha completa pra sair da maternidade, outro com macacões com pé, outro com trocas separadinhas pro período que ficarmos internados, contendo o kit completo, com a roupinha, o body, meia e sapatinho. Estou levando também algumas babitas e toalinhas pra eu amamentar e uma mantinha e um cobertorzinho pra ele. Se for ligar o ar condicionado, pode ficar frio pro bebê.
Com essa dica dos saquinhos separados dentro da mala, você não vai ficar procurando as coisas soltas lá dentro e bagunçando tudo.
Leve também um saquinho vazio pra colocar as roupas sujas tanto na sua mala quanto na mala do bebê.

Não há a necessidade de levar sabonetes ou xampus, lençóis de berço ou travesseiros para o bebê. Isso tem no hospital. 

Não pode levar mamadeiras ou chupetas, pois os hospitais, principalmente o Costa Cavalcanti, incentivam o aleitamento materno. Nem colocar enfeitinhos nas portas ou lembrancinhas com mamadeiras ou chupetas eles permitem. 

As visitas não podem levar flores, nem comida de fora.
Se ficar ainda alguma dúvida, ligue pra maternidade que você vai ter o seu bebê e se informe sobre as regras do local.